PRÉMIO JOVEM EMPREENDEDOR

O Prémio do Jovem Empreendedor distingue, apoia e promove empresas em fase de criação e/ou expansão de negócios. Aquela que é uma das mais antigas competições de empreendedorismo a nível nacional foi criada em 1998 e desde então tem vindo a contribuir para a renovação do panorama empresarial português, lançando no mercado inovadoras start-ups. 

Na primeira edição, o Prémio do Jovem Empreendedor consagrou a Critical Software, uma empresa da área das TIC sediada em Coimbra mas que, em virtude dos serviços que presta à NASA, tem também escritório em Silicon Valley, na Califórnia, EUA. Ao longo destes anos, o galardão da ANJE distinguiu ainda projetos de negócio tão inovadores como Central Casa, StabBiotec, Crioestaminal, Biosurfit e, mais recentemente, as promissoras empresas Ative SpaceTechnologies, MasterBlank,  CreativeBitBox, Acellera Therapeutics, Medbone, Top Docs e CALX. 

 

DESTINATÁRIOS

Apoiado pelo IEFP, o Prémio do Jovem Empreendedor está aberto a cidadãos entre os 18 e os 35 anos, bastando para tanto que estes apresentem projetos de criação ou expansão de empresas com os seguintes requisitos: exequibilidade financeira, adequação ao mercado, carácter inovador e credibilidade das referências académicas e/ou profissionais dos seus promotores. 


PRÉMIOS

O promotor do melhor projeto é contemplado com um prémio no valor global de 30 mil euros, que inclui: um prize money de 20 mil euros para apoio ao desenvolvimento do projeto (distribuído em partes iguais aos promotores vencedores e obrigatoriamente incorporado no capital social da empresa); oferta de um ano de incubação numa das infraestruturas da ANJE e oferta de uma Pós-graduação realizada pela ANJE.
 

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

Deverá apresentar um plano de negócios de criação ou expansão de uma empresa, devidamente estruturado e fundamentado. O projeto deverá conter a seguinte informação: informação pessoal com todos os contactos dos promotores; apresentação do negócio; análise do mercado; estudo económico e financeiro; demonstração da conta estado e outros entes públicos; demonstração de resultados previsionais; balanços previsionais. A ANJE sugere a consulta prévia de um manual de plano de negócios e de um documento tipo, para orientação dos candidatos (poderá fazer download destes documentos no final desta página).  Informações adicionais no regulamento também aqui disponibilizado. 

 

INSCRIÇÕES

 

Consultar formulários em rodapé disponíveis em http://www.anje.pt/portal/premio-jovem-empreendedor

 

PRAZOS E CANDIDATURAS 

As candidaturas ao Prémio do Jovem Empreendedor decorrem até 31 de Agosto de 2015. 

 

CONTACTOS

c. Hugo Costa - Academia dos Empreendedores