15 iniciativas adicionais

CULTURA PARA O EMPREENDEDORISMO

 

VISITAS DE ESTUDO

“Vem conhecer o essencial sobre o empreendedorismo”

É com este mote que a Academia abre as portas das suas instalações, na Sede Nacional da ANJE, a visitas de estudo de alunos do ensino secundário e profissional. Durante estas visitas, são apresentadas as mais recentes soluções da Academia no apoio ao empreendedorismo e emprego. Pretendemos com esta iniciativa facilitar a aproximação entre os Estabelecimentos de Ensino e a realidade do mundo empresarial e do mercado de trabalho, potenciando a capacidade empreendedora da juventude portuguesa, traduzida numa maior e melhor capacidade de iniciativa e numa mais acentuada autonomia e capacidade dos jovens para serem empreendedores.

 

BACK TO JOB

“Aceleramos a sua reentrada no mercado de trabalho”

É com este compromisso que a Academia promove o workshop Back to Job, uma iniciativa de cariz prático e dinâmico, que trabalha “soft skils”, preferencialmente de grupos de desempregados de longa duração. O objetivo é motivá-los e capacitá-los para a construção de um plano estratégico, que lhes permita regressar ao mercado de trabalho num curto espaço de tempo.

 

AUTARQUIAS EMPREENDEDORAS

“Open day do jovem empreendedor”

Esta é uma iniciativa que tem por objetivo apoiar as autarquias mais assoladas pelo fenómeno do desemprego. Durante a manhã, acontece um workshop dedicado a temas como motivação e criação do próprio negócio, bem como a estratégias para conquistar um emprego. A exposição prática destes assuntos é complementada pelo testemunho de empresários. À tarde, uma equipa de consultores da “Loja do Empreendedor” dá consultas gratuitas de apoio consultivo e orientação para empreendedores e desempregados.

 

CONFERÊNCIAS PRÁTICAS

“100% Know-How”

Oradores de excelência e reconhecida experiência prática abordam temas específicos, que se evidenciam pelo especial interesse que despertam junto dos empreendedores. São sessões que decorrem num ambiente informal e muito prático, onde os participantes são incentivados a participar e colocar questões. Estas iniciativas constituem, sobretudo, momentos de encontro entre o “saber fazer e o querer fazer”. Neste sentido, pretendemos facilitar a aquisição de conhecimentos e competências sobre matérias específicas.

 

VÍDEO CV

”Andamos à tua procura. Sai do anonimato!”

É com este desafio concreto que a Academia procura estimular e promover os jovens que se distinguem pelo seu percurso académico e pelas competências pessoais distintas. O VIDEO CV disponibiliza uma plataforma online de vídeo cvs, onde são publicados testemunhos vivos de jovens de elevado potencial em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.  

 

EMPREENDEDORISMO EMPRESARIAL

 

PITCH DE IDEIAS

“Onde os projetos ganham força”

Quantas boas ideias ficam pelo caminho por falta de parceiros, de investidores, de ajuda técnica... do pequeno empurrão para que possam ser implementadas? A promoção dessas ideias, através desta iniciativa, pode dar uma ajuda. Pretendemos tirar do anonimato centenas de jovens promotores de boas ideias, aproximando desta forma o capital financeiro e o capital humano.

 

JOVENS PROMESSAS

“Estes jovens prometem”

Esta iniciativa é um serviço de apoio promocional gratuito, que tem por objetivo, apoiar os jovens promotores de elevado potencial, que participaram nas ações da Academia dos Empreendedores. Os objetivos são muito claros: ▶ Reduzir a taxa de mortalidade das jovens empresas; ▶ Apoiar os jovens empreendedores numa fase crítica da sua vida enquanto empreendedor por conta própria.

 

REDE NACIONAL DE CONSULTORIA & COACHING

“Perguntas com resposta”

Um conjunto de especialistas ao serviço dos empreendedores. Rede de consultores e coachs em diferentes áreas para que as opções sejam mais consistentes, as decisões mais acertadas e o sucesso mais fácil. Esta iniciativa tem por objetivo disponibilizar serviços de consultoria e coaching a preços controlados, acessíveis a todos os jovens empreendedores, seja por conta própria ou por conta de outrem.

 

NEGÓCIOS À MESA

“Um menu de oportunidades”

Na descontração de uma boa refeição, as conversas fluem mais facilmente. Neste sentido, reunimos num jantar empreendedores e empresários provenientes de di­versos setores de atividade. A refeição é complementada por dinâmicas informais de interação, que fomentam a troca de contactos e experiências, contribuindo para o estabelecimento de parcerias e o desenvolvimento de novos negócios entre os participantes.

 

EMPREENDEDORISMO SOCIAL

 

YES WE HELP

“No one can help everyone, but everyone can help someone!”

Esta é a Marca de empreendedorismo social, com a qual a Academia dos Empreendedores ambiciona cruzar a iniciativa empresarial com a responsabilidade social. O pagamento de ingressos solidários é uma das ações já dinamizadas, por exemplo, na Feira do Empreendedor, inclusivamente por via de plataformas de crowdfunding. Complementarmente, a Academia disponibiliza também, nas suas iniciativas, oportunidades concretas de promoção de alguns projetos, como tem acontecido na Feira do Empreendedor, onde são cedidos pequenos espaços a instituições de solidariedade social.

 

APOIO INFORMATIVO

 

SITE OFICIAL DA ACADEMIA DOS EMPREENDEDORES

“Informação para empreendedores no lugar certo”

Trata-se de um site 100% dedicado à promoção do empreendedorismo e do emprego. Pretendemos disponibilizar todo um conjunto de informação selecionada de apoio aos jovens empreendedores.

 

NEWSLETTER MOVE

“Uma rigorosa seleção de informação para empreendedores”

Publicação eletrónica que se destina a apoiar todos os empreendedores por conta própria e por conta de outrem, enviada mensalmente por correio eletrónico para 65.000 contactos. Enviamos ainda, de forma regular, todo um conjunto de informações selecionadas de apoio à criação, gestão e internacionalização de empresas, bem como de apoio ao emprego.

 

GUIAS PRÁTICOS

“Siga o caminho correto”

A Academia dos Empreendedores publica, trimestralmente, online uma coleção de «Guias Práticos» dirigidos a jovens empreendedores. Estes pequenos manuais eletróni­cos contêm informação sobre como criar um negócio específico, ou seja, disponibilizam todo um conjunto de conselhos, sugestões, dicas ou mesmo estratégias para o desenvolvimento de projetos empresariais numa determinada área ou setor. Os guias são sempre realizados com o apoio de um empresário que expõe as dificuldades inerentes à criação da sua empresa.

 

CARTÕES TEMÁTICOS

“Conheça o essencial sobre”

São cartões eletrónicos quinzenais, que promovem o essencial sobre uma determinada matéria, junto de 65.000 contactos de empreendedores. Por exemplo: Conheça o essencial sobre o franchising”.

 

QUICK AID

“Notas informativas jurídicas”

Esta é uma iniciativa mensal, que compila de forma temática, sucinta e de fácil leitura, um conjunto de legislação relevante em áreas específicas da atividade empresarial. Contratação, despedimentos, impostos ou franchising são exemplos de temas abordados.